#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br") Saga de Nárnia nos livros pode ser explorada em outra ordem - 30/05/2008 - UOL Jovem
UOL JovemUOL Jovem
UOL BUSCA

30/05/2008 - 20h04

Saga de Nárnia nos livros pode ser explorada em outra ordem

Da Redação
"O Príncipe Caspian", segundo livro da saga de "As Crônicas de Nárnia" segundo a ordem de publicação, chega nesta sexta (30) aos cinemas brasileiros. O lugar místico criado pelo autor C. S. Lewis tem assim, na bagagem, dois filmes live-action, um especial produzido em 1976 pela rede ABC, uma minissérie da BBC da década de 1980 e uma animação da mesma época. Isso, é claro, além dos sete livros escritos para dar vida ao mundo habitado por criaturas míticas, animais falantes e até, eventualmente, alguns humanos.

Divulgação
Mapa de Nárnia mostra as diversas regiões em que se passa a trama da obra
VEJA IMAGENS DO FILME
RESPONDA AO QUIZ SOBRE O FILME
SAIBA MAIS SOBRE NÁRNIA
Pela cronologia de eventos narrados nas obras, que datam de 1950, a ordem das tramas seria um pouco diferente. A história começaria com "O Sobrinho do Mago", seguida por "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", "O Cavalo e Seu Menino", "O Príncipe Caspian", "A Viagem do Peregrino da Alvorada", "A Cadeira de Prata" e "A Última Batalha". Consta que não fazia parte das pretensões de Lewis escrever mais de um livro e, por conta disso, conforme a série foi conquistando um lugar no coração (e na estante) das crianças, a história, que primeiramente seria só a de "O Leão...", foi ganhando desdobramentos.

O primeiro livro mostra os quatro irmãos Pevensie - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - sendo enviados pela mãe à casa de um parente durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, é a caçula quem encontra, dentro de um guarda-roupa, uma passagem secreta para um mundo fantástico que vive um inverno constante, imposto pela Feiticeira Branca, que domina o lugar. Como previa uma profecia, "dois filhos de Adão e duas filhas de Eva" serão os únicos capazes de lutar contra a vilã e devolver a paz ao local. Muita coisa acontece e eles realmente libertam o lugar e seus habitantes, tornando-se reis e vivendo ali por muito tempo, até redescobrirem a passagem para o nosso mundo.

Em Nárnia, o tempo passa de forma diferente do que na Terra. Assim, um ano se passou entre o primeiro e o segundo livro para os garotos, mas, em Nárnia já passou um milênio desde a primeira visita das crianças. Na trama, os irmãos são chamados pelo príncipe Caspian, que foi traído por seu tio Miraz. O homem não quer ver Caspian assumindo o trono do mundo fantástico e libertando seus habitantes, que vivem como fugitivos desde a invasão dos telmarinos (comandados por Miraz).


Desde a criação

O paralelo com o cristianismo na obra de Lewis fica mais visível com a leitura das obras na ordem cronológica dos acontecimentos. "O Sobrinho" traz Digory Kirke (o professor que cuida dos irmãos em "O Leão...") e uma amiga, Polly, indo parar em outros mundos graças a anéis mágicos criados por tio André. Sem querer, eles acabam por libertar a Feiticeira Branca e vão parar em um universo vazio pelo qual Aslam passeava.

O leão Aslam, criador supremo de Nárnia, é também quem dá ao pequeno Digory uma maçã com a qual poderá salvar sua mãe de uma doença (e é da árvore nascida da semente dessa fruta que vem a madeira com a qual foi construído o guarda-roupa que Lúcia descobriu em "O Leão...").

Em "O Cavalo e Seu Menino", dois cavalos falantes e seus respectivos donos descobrem que o povo calormano tem um plano para conquistar Nárnia e tentam a todo custo avisar os habitantes antes que toda a liberdade do lugar seja ameaçada. É esse contexto que antecede a trama de "Príncipe Caspian", que por sua vez é seguida de "A Viagem...", em que apenas Lúcia, Edmundo e o primo Eustáquio voltam à Nárnia e precisam novamente ajudar Caspian a procurar os sete fidalgos que foram até a borda do mundo.

Em "A Cadeira...", Eustáquio e uma amiguinha de escola, Jill, vão para Nárnia. Eles devem procurar o desaparecido Rilian, filho de Caspian. Nessa trama, Aslam dá diversas missões a Jill, mas ela não dá conta delas. A trama se encerra com "A Última...", que mostra uma brincadeira de fortes conseqüências quando um macaco encontra a pele de um leão e a veste em um burro, que se faz passar por Aslam.

Fãs e estudiosos associam os livros da saga de Nárnia à Bíblia, por usarem alegorias que remetem ao poder da fé, às profecias, ao sacrifício, ao bem e ao mal. A temática cristã realmente é forte nos livros da série, mas não é a única influência do autor, que também usou outros clássicos infantis, além de mitologia grega, romana e nórdica na trama.


A vida de C.S. Lewis

Clive Staples Lewis nasceu em novembro de 1898, na Irlanda. Ele tinha dez anos quando perdeu a mãe e passou por momentos complicados em internatos até ir morar com um professor particular, que foi o principal responsável por sua formação como escritor.

Em 1936, se uniu a um grupo de escritores conhecido como Inklings, que incluía, entre outros, J.R.R. Tolkien. Além de "Crônicas", Lewis escreveu mais de 40 livros e era professor de Literatura Medieval e Renascentista em Oxford.

Lewis morreu em 1963, no mesmo dia em que John Kennedy foi assassinado, o que fez com que sua morte fosse pouco divulgada. Vários autores atuais já declararam que foram fortemente influenciados por seu trabalho, como J.K. Rowling ("Harry Potter"), Daniel Handler ("Desventuras em Série") e Eoin Colfer ("Artemis Fowl").
Hospedagem: UOL Host