#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br") "Find 815" prepara público para novidades no quarto ano de "Lost" - 31/01/2008 - UOL Jovem
UOL JovemUOL Jovem
UOL BUSCA

31/01/2008 - 19h48

"Find 815" prepara público para novidades no quarto ano de "Lost"

Da Redação

Divulgação

Muitas novidades estão reservadas aos habitantes da ilha

Muitas novidades estão reservadas aos habitantes da ilha

Atenção: a matéria a seguir contém informações que podem revelar a trama de "Lost". Se você não quiser saber nada a respeito do roteiro da quarta temporada da série, não leia nada do texto que se segue.

A espera foi longa. Mas, ao menos para os americanos, isso acabou: nesta quinta-feira (31), finalmente estréia a quarta temporada de "Lost" por lá, um dos seriados de maior sucesso da atualidade. A ansiedade dos fãs é grande para rever Jack, Kate, Sawyer e companhia, acompanhados, no decorrer da trama, de novos personagens.

Já no Brasil, onde "Lost" é exibido no canal pago AXN, a estréia da quarta temporada terá início em 03 de março.

Para saciar a expectativa dos adoradores de "Lost" (ou torná-la ainda maior), foi lançado no final de 2007 um segundo jogo de realidade alternativa da série.


Realidade alternativa

Batizado de "Find 815", o game ficou à disposição do público até o início da temporada nos EUA. A idéia, assim como em "Lost Experience" em 2006, era dar ao público que participasse do jogo novas informações sobre a trama.

A nova edição começava num site de mesmo nome do jogo. Ali era possível conhecer a história de Sam Thomas, um especialista em TI (tecnologia da informação) que trabalhava na Oceanic Air e está inconformado com o desinteresse da companhia em continuar a busca por sobreviventes do vôo. Seu desejo é reencontrar sua namorada, Sonya, que trabalhava na equipe de bordo do fatídico vôo 815. Depois da suspensão dos trabalhos para encontrar vestígios da aeronave e eventuais sobreviventes, Thomas faz duras críticas à companhia aérea e acaba sendo demitido.

O endereço de Sam traz vídeos, enigmas e jogos que narram suas aventuras e dão algumas idéias sobre a quarta temporada. Os mistérios extrapolam o site, e o jogador precisa procurar por pistas usando o navegador (Sam Thomas tem perfil no MySpace, por exemplo), e-mail e telefone.

A jornada foi dividida em capítulos que mesclavam vídeos com atividades. No primeiro deles, por exemplo, Sam foi contatado via e-mail por um personagem misterioso, que lhe envia uma foto de Sonya. Mas Sam percebe algo estranho na imagem: ampliando alguns pontos, ele consegue notar que há mensagens escondidas ali.

Com base nessas informações e um link dentro de um e-mail que não chegou ao seu destino - revelando o nome da companhia Maxwell Group -, o protagonista segue para a Indonésia, tendo como pista as palavras "Christiane I", "Fendas Sunda" e "Black Rock". Em Jacarta, com a ajuda da amiga Tracey R., que só aparece por telefonemas e e-mails, Thomas fica sabendo que Christiane I é o nome de um barco.

Na embarcação, o expectador é apresentado a mais dois personagens: o capitão Ockham e Oscar Talbot. O marinheiro foi contratado para levar Talbot para uma expedição secreta. Este, por sua vez, trabalha para um um misterioso "empregador". Sam se mostra útil com seus conhecimentos em tecnologia e acaba por integrar a expedição. Dentro do barco, o protagonista revira a maleta de Talbot e descobre que seu empregador é a Maxwell Group. A pasta também revela seu real objetivo: resgatar o navio negreiro Black Rock (aquele mesmo, no qual Jack e trupe conseguiram as dinamites para abrir a escotilha na primeira temporada), que afundou em 1881. A embarcação teria uma grande carga de ouro.

A última parte do quinto capítulo levaria a embarcação para o local onde afundou o Black Rock. A data é um dia antes do oitavo aniversário de quando Thomas e Sonya se encontraram pela primeira vez.

Pistas

Cada um dos capítulos traz uma "caçada às pistas" ("clue hunt", no original), que consiste numa breve introdução em vídeo e um cenário que o usuário precisa explorar em busca de informações.

Há normalmente quatro locais "clicáveis" que remetem a itens importantes de cada uma das temporadas anteriores. No entanto, para revelar a última, é preciso acessar um dos "sites afiliados" e superar um desafio. Feito isso, uma palavra-chave é revelada, liberando um objeto que remete à quarta temporada. Os capítulos também traziam um diário em vídeo de Sam, no qual ele expõe suas dúvidas e faz um resumo do que aconteceu em sua jornada.

As palavras-chave do capítulo 1 são "Matthew" e "Abbadon", que parece ser o nome de um novo personagem da trama. A senha revela um número de telefone (que existe de verdade e no qual há uma mensagem gravada) da Oceanic Airlines: 888 548-0034.

No capítulo 2, as palavras são "423 Cheyenne Walk" e "Daniel Faraday", mais um estreante da quarta temporada. Ainda não se sabe nada sobre o endereço, mas a pista revelada é uma agenda que supostamente pertence à Penny, namorada de Desmond, e traz um telefone de Londres: 020 7946-0893.

"36-15-28" ou "Charlotte Lewis" são as senhas da caçada do terceiro episódio. Trata-se do nome de mais uma personagem inédita da quarta temporada. A pista é um jornal tunisiano, que trata da notícia da Oceanic encerrar as buscas pelo vôo 815.

O quarto episódio traz os nomes de "Frank Lapidus" e "Miles Straume", que remete a um frasco de remédios do instituto de saúde mental Santa Rosa, no qual Hurley já esteve internado. Por fim, no quinto capítulo, aparecem as palavras "Southfields" e "Red Sox", que levam a um contêiner do departamento de física da Universidade Queens. Por ora, essas referências ainda são uma incógnita.

O vídeo final do episódio 5, porém, mostra que Sam, Talbot e Ockham encontraram no mar destroços do vôo 815. A cena muda e pode-se ver o protagonista do game assistindo a um telejornal que noticia a informação, ao mesmo tempo em que, numa entrevista, Talbot declara que espera que a descoberta, por mais triste que seja, possa trazer conforto aos parentes das vítimas.

Um mar de dados

Mas os mistérios não param por aqui. Em vários momentos do game é possível notar diversos tipos de códigos (binários, Morse, etc.) e fragmentos de imagens dentro dos vídeos, que levam a mais pistas.

Só resta aos fãs da série torcerem para que a greve dos roteiristas termine logo, para que novos episódios da trama possam ser desenvolvidos e gravados ainda este ano.

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host