Atenção: a matéria a seguir contém informações que podem revelar a trama de "Lost". Se você não quiser saber nada a respeito do roteiro da quarta temporada da série, não leia nada do texto que se segue.A espera foi longa. Mas, ao menos para os americanos, isso acabou: nesta quinta-feira (31), finalmente estréia a quarta temporada de "Lost" por lá, um dos seriados de maior sucesso da atualidade. A ansiedade dos fãs é grande para rever Jack, Kate, Sawyer e companhia, acompanhados, no decorrer da trama, de novos personagens.
Já no Brasil, onde "Lost" é exibido no canal pago AXN, a estréia da quarta temporada terá início em 03 de março.
Para saciar a expectativa dos adoradores de "Lost" (ou torná-la ainda maior), foi lançado no final de 2007 um
segundo jogo de realidade alternativa da série.
Realidade alternativaBatizado de "Find 815", o game ficou à disposição do público até o início da temporada nos EUA. A idéia, assim como em "Lost Experience" em 2006, era dar ao público que participasse do jogo novas informações sobre a trama.
A nova edição começava num site de mesmo nome do jogo. Ali era possível conhecer a história de Sam Thomas, um especialista em TI (tecnologia da informação) que trabalhava na Oceanic Air e está inconformado com o desinteresse da companhia em continuar a busca por sobreviventes do vôo. Seu desejo é reencontrar sua namorada, Sonya, que trabalhava na equipe de bordo do fatídico vôo 815. Depois da suspensão dos trabalhos para encontrar vestígios da aeronave e eventuais sobreviventes, Thomas faz duras críticas à companhia aérea e acaba sendo demitido.
O endereço de Sam traz vídeos, enigmas e jogos que narram suas aventuras e dão algumas idéias sobre a quarta temporada. Os mistérios extrapolam o site, e o jogador precisa procurar por pistas usando o navegador (Sam Thomas tem perfil no MySpace, por exemplo), e-mail e telefone.
A jornada foi dividida em capítulos que mesclavam vídeos com atividades. No primeiro deles, por exemplo, Sam foi contatado via e-mail por um personagem misterioso, que lhe envia uma foto de Sonya. Mas Sam percebe algo estranho na imagem: ampliando alguns pontos, ele consegue notar que há mensagens escondidas ali.
Com base nessas informações e um link dentro de um e-mail que não chegou ao seu destino - revelando o nome da companhia Maxwell Group -, o protagonista segue para a Indonésia, tendo como pista as palavras "Christiane I", "Fendas Sunda" e "Black Rock". Em Jacarta, com a ajuda da amiga Tracey R., que só aparece por telefonemas e e-mails, Thomas fica sabendo que Christiane I é o nome de um barco.
Na embarcação, o expectador é apresentado a mais dois personagens: o capitão Ockham e Oscar Talbot. O marinheiro foi contratado para levar Talbot para uma expedição secreta. Este, por sua vez, trabalha para um um misterioso "empregador". Sam se mostra útil com seus conhecimentos em tecnologia e acaba por integrar a expedição. Dentro do barco, o protagonista revira a maleta de Talbot e descobre que seu empregador é a Maxwell Group. A pasta também revela seu real objetivo: resgatar o navio negreiro Black Rock (aquele mesmo, no qual Jack e trupe conseguiram as dinamites para abrir a escotilha na primeira temporada), que afundou em 1881. A embarcação teria uma grande carga de ouro.
A última parte do quinto capítulo levaria a embarcação para o local onde afundou o Black Rock. A data é um dia antes do oitavo aniversário de quando Thomas e Sonya se encontraram pela primeira vez.
PistasCada um dos capítulos traz uma "caçada às pistas" ("clue hunt", no original), que consiste numa breve introdução em vídeo e um cenário que o usuário precisa explorar em busca de informações.
Há normalmente quatro locais "clicáveis" que remetem a itens importantes de cada uma das temporadas anteriores. No entanto, para revelar a última, é preciso acessar um dos "sites afiliados" e superar um desafio. Feito isso, uma palavra-chave é revelada, liberando um objeto que remete à quarta temporada. Os capítulos também traziam um diário em vídeo de Sam, no qual ele expõe suas dúvidas e faz um resumo do que aconteceu em sua jornada.
As palavras-chave do capítulo 1 são "Matthew" e "Abbadon", que parece ser o nome de um novo personagem da trama. A senha revela um número de telefone (que existe de verdade e no qual há uma mensagem gravada) da Oceanic Airlines: 888 548-0034.
No capítulo 2, as palavras são "423 Cheyenne Walk" e "Daniel Faraday", mais um estreante da quarta temporada. Ainda não se sabe nada sobre o endereço, mas a pista revelada é uma agenda que supostamente pertence à Penny, namorada de Desmond, e traz um telefone de Londres: 020 7946-0893.
"36-15-28" ou "Charlotte Lewis" são as senhas da caçada do terceiro episódio. Trata-se do nome de mais uma personagem inédita da quarta temporada. A pista é um jornal tunisiano, que trata da notícia da Oceanic encerrar as buscas pelo vôo 815.
O quarto episódio traz os nomes de "Frank Lapidus" e "Miles Straume", que remete a um frasco de remédios do instituto de saúde mental Santa Rosa, no qual Hurley já esteve internado. Por fim, no quinto capítulo, aparecem as palavras "Southfields" e "Red Sox", que levam a um contêiner do departamento de física da Universidade Queens. Por ora, essas referências ainda são uma incógnita.
O vídeo final do episódio 5, porém, mostra que Sam, Talbot e Ockham encontraram no mar destroços do vôo 815. A cena muda e pode-se ver o protagonista do game assistindo a um telejornal que noticia a informação, ao mesmo tempo em que, numa entrevista, Talbot declara que espera que a descoberta, por mais triste que seja, possa trazer conforto aos parentes das vítimas.
Um mar de dadosMas os mistérios não param por aqui. Em vários momentos do game é possível notar diversos tipos de códigos (binários, Morse, etc.) e fragmentos de imagens dentro dos vídeos, que levam a mais pistas.
Só resta aos fãs da série torcerem para que a greve dos roteiristas termine logo, para que novos episódios da trama possam ser desenvolvidos e gravados ainda este ano.