#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br") Marketing viral é a chave para o sucesso de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" - 30/03/2008 - UOL Jovem
UOL JovemUOL Jovem
UOL BUSCA

30/03/2008 - 11h05

Marketing viral é a chave para o sucesso de "Batman - O Cavaleiro das Trevas"

Da Redação
Se você receber um e-mail pedindo votos para Harvey Dent ou, ainda, de algum integrante da gangue do Coringa tentando te recrutar para o mundo do crime, fique tranqüilo. Não se trata de vírus. Bem, pelo menos não um daqueles que destrói computadores. Trata-se de mais um passo da grande campanha viral que a Warner preparou para criar expectativa em torno do lançamento mundial de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que estréia nos cinemas no dia 18 de julho.

Divulgação
Harvey Dent promete tirar os bandidos das ruas de Gothan City. Você votaria nele?
VEJA FOTOS DO FILME
VEJA FOTOS DO DESENHO O BATMAN

O filme traz novamente Christian Bale na pele do homem-morcego. Desta vez ele irá enfrentar o palhaço do crime, interpretado pelo ator Heath Ledger, que faleceu em 22 de janeiro último. Até então, o grande foco da campanha de marketing era a figura do vilão, que aparece mais realista e ameaçador do que em suas outras aparições.

Tudo começou quando o suspeito website whysoserious.com apresentou a silhueta do vilão, conquistando cadastros de visitantes. Isso se tornou uma grande caçada na internet, com jogos de perguntas e respostas que levavam a mensagens cifradas e a outros websites fantasmas com novas pistas. Alguns desses fãs, inclusive, receberam brindes relacionados à trama pelos correios, como exemplares do jornal "The Gotham Times", com matérias sobre Bruce Wayne, Batman e o próprio Coringa.

Até mesmo jornalistas especializados entraram na brincadeira. Nos EUA, alguns deles receberam bolos de verdade (doces, mesmo), com números de telefone escritos com glacê sobre a cobertura. Ao discarem para o número, perceberam que a até então ingênua guloseima carregava um celular em seu interior com uma mensagem gravada pelo vilão do filme, convidando-os para a coletiva do filme.

Sem Ledger, as atenções se voltaram para a figura do promotor Harvey Dent, interpretado por Aaron Eckhart. O site ibelieveinharveydent.com se tornou o grande centro de sua campanha para livrar Gotham City do crime. Os visitantes são convidados a acessarem e enviarem provas de apoio à campanha, como fotos e vídeos. No mesmo endereço ainda há pistas para outros sites, com mais informações sobre a campanha e, quem sabe, mais brindes do filme.

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host