Se você receber um e-mail pedindo votos para Harvey Dent ou, ainda, de algum integrante da gangue do Coringa tentando te recrutar para o mundo do crime, fique tranqüilo. Não se trata de vírus. Bem, pelo menos não um daqueles que destrói computadores. Trata-se de mais um passo da grande campanha viral que a Warner preparou para criar expectativa em torno do lançamento mundial de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que estréia nos cinemas no dia 18 de julho.
O filme traz novamente Christian Bale na pele do homem-morcego. Desta vez ele irá enfrentar o palhaço do crime, interpretado pelo ator Heath Ledger, que faleceu em 22 de janeiro último. Até então, o grande foco da campanha de marketing era a figura do vilão, que aparece mais realista e ameaçador do que em suas outras aparições.
Tudo começou quando o suspeito website
whysoserious.com apresentou a silhueta do vilão, conquistando cadastros de visitantes. Isso se tornou uma grande caçada na internet, com jogos de perguntas e respostas que levavam a mensagens cifradas e a outros websites fantasmas com novas pistas. Alguns desses fãs, inclusive, receberam brindes relacionados à trama pelos correios, como exemplares do jornal "The Gotham Times", com matérias sobre Bruce Wayne, Batman e o próprio Coringa.
Até mesmo jornalistas especializados entraram na brincadeira. Nos EUA, alguns deles receberam bolos de verdade (doces, mesmo), com números de telefone escritos com glacê sobre a cobertura. Ao discarem para o número, perceberam que a até então ingênua guloseima carregava um celular em seu interior com uma mensagem gravada pelo vilão do filme, convidando-os para a coletiva do filme.
Sem Ledger, as atenções se voltaram para a figura do promotor Harvey Dent, interpretado por Aaron Eckhart. O site
ibelieveinharveydent.com se tornou o grande centro de sua campanha para livrar Gotham City do crime. Os visitantes são convidados a acessarem e enviarem provas de apoio à campanha, como fotos e vídeos. No mesmo endereço ainda há pistas para outros sites, com mais informações sobre a campanha e, quem sabe, mais brindes do filme.