#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br") Imperador Palpatine atesta: fã-clube 501st Legion conhece a força do Lado Negro - 17/05/2008 - UOL Jovem
UOL JovemUOL Jovem
UOL BUSCA

17/05/2008 - 14h42

Imperador Palpatine atesta: fã-clube 501st Legion conhece a força do Lado Negro

HELOÍSA DALL'ANTONIA
Da Redação
Darth Vader, o vilão de capa preta e com respiração ofegante que marcou época na saga Star Wars, tem mais fãs do que você possa imaginar. São pessoas apaixonadas pelo Lado Negro da Força e que fizeram do hobby quase uma religião. A ideologia é tão séria que uma dessas associações é reconhecida inclusive pelo próprio criador da série, George Lucas.

Criado em 1997 pelo norte-americano Albin Johnson, o 501st Legion é um fã-clube dedicado exclusivamente a siths e simpatizantes do imperador Palpatine. O nome, criado a partir de referências a esquadrões da Segunda Guerra Mundial, representa a tropa de elite de Darth Vader, soldados exímios em alcançar os objetivos propostos, custe o que custar.

Divulgação
"A idéia era dar aos fãs a oportunidade de usar as fantasias dos personagens do Lado Negro", comenta Norberto Silva - TK-198, Comandante do 501st Legion Divisão Brasil. A idéia caiu tanto no gosto do próprio George Lucas que o fã-clube se tornou o único não-oficial reconhecido pela Lucas Films. Assim, os membros do grupo americano passaram a usar suas roupas de Stormtroopers e outros personagens para promover os filmes da saga, aparecer em eventos e promover ações beneficentes, atividades que a versão nacional também tenta cumprir.

É claro que ser reconhecido pelo criador da saga em pessoa tem suas responsabilidades. "Temos um guia de como devemos agir enquanto estamos com os uniformes", conta Norberto. "A postura deve ser a mesma de um soldado imperial de verdade", completa, dando como exemplos o fato de que os membros do grupo, quando fantasiados, não podem tirar partes de suas vestimentas perto de outras pessoas ou mesmo fumar ou consumir bebidas alcoólicas na presença de crianças "para que não haja a identificação do ato com os personagens".

O Império existe mesmo

Mais de 6000 pessoas fazem parte do 501st Legion no mundo. Até agora, o grupo está presente em 33 países. No Brasil (onde foi fundado em 2001 por Vinicius Ayres - TK-194), porém, o número de participantes ainda é pequeno: 44 pessoas fazem parte da divisão nacional (dessas, apenas quatro são mulheres). Assim como seu predecessor dos EUA, o grupo não tem fins lucrativos.

"A principal dificuldade encontrada por quem quer ingressar no 501st aqui é encontrar fantasias originais", lamenta Norberto. Essa é uma das exigências da Lucas Films: todos os membros do fã-clube devem possuir uma roupa do lado negro da Força com a mesma qualidade vista nos filmes. Enquanto montar a indumentária de um oficial imperial pode ser mais simples (com livros especializados é possível copiar em detalhes o uniforme em costureiras), no caso das armaduras a coisa fica mais complicada. "A roupa de Stormtrooper é registrada pela Lucas Films", revela, "e nem todos os lugares trabalham com elas".

Qualquer personagem do lado negro - seja nos filmes da série ou no universo expandido da saga - vale para quem quiser entrar no grupo, respeitando a regra da aparência. A preferida, porém, realmente é a de Stormtrooper.

No Brasil, uma armadura trooper branca pode chegar a 800 reais, em média. Modelos norte-americanos, porém, chegam a 1500 dólares. A de Darth Vader, segundo Norberto, pode chegar a 3000 dólares graças a sua riqueza de detalhes e material utilizado.

Divulgação


Os fãs entram na saga

O apoio de George Lucas fez bastante diferença para o grupo. Após o estabelecimento do 501st Legion nos EUA, o criador da saga incluiu o nome da equipe no universo expandido da trama. Assim, a "enciclopédia on-line" dedicada a série no site oficial, por exemplo, traz referências "históricas" a legião, a correlacionando a diversos personagens e eventos da trama.

Além disso, o grupo foi agraciado com uma participação no episódio 3, "A Vingança dos Sith". A tropa que invade e extermina a escola de pequenos padawans é justamente a 501st Legion.

Nem tão do mal assim

O 501st Legion Divisão Brasil não tem um QG, mas o site do grupo faz com que todos os membros mantenham contato constante. É no endereço que eles combinam as visitas a eventos sociais (no Brasil, o grupo já compareceu a eventos do Hospital do Câncer e do GRAAC) ou mesmo combinam quando se encontrarão na época de lançamento de algo relativo à trama.

Quanto a animação "CloneWars", Norberto já deu seu veredicto: "o trailer é magnífico. Mas o que a gente não vê a hora é de ter mais uma oportunidade para colocar nossos uniformes de novo".

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host