UOL JovemUOL Jovem
UOL BUSCA

16/07/2008 - 21h06

HQ "The Umbrella Academy" mostra treinamento de super-heróis diferentes

Da Redação
Talvez a notoriedade tenha começado pela história ter sido escrita por Gerard Way, o vocalista da banda My Chemical Romance. Ou pelo fato das ilustrações serem de autoria do brasileiro Gabriel Bá, um dos Gêmeos. Quem sabe pelo nome do artista especializado em capas James Jean estar envolvido no projeto. O caso é que a HQ "The Umbrella Academy" tem conquistado cada vez mais a crítica e os fãs desde que seu primeiro volume foi publicado, em 19 de setembro de 2007, pela Dark Horse.

Divulgação/Dark Horse
Funeral de Reginald Hargreeves na trama
VEJA MAIS IMAGENS DA HQ
A trama, em seis volumes, acompanha a história dos membros da Umbrella Academy, um grupo de jovens com poderes especiais. Mal tinham nascido, cada um desses super-heróis modernos foi levado para morar com o senhor Reginald Hargreeves (um alienígena que se passava por um famoso empresário), a fim de serem treinados para salvar o mundo de uma ameaça ainda não identificada.

Criados por uma "mãe" e um "pai" estranhos e rígidos, cada uma das crianças era denominada como um número. "Um", Luther, tornou-se o Spaceboy, o líder e mais forte de todos. "Dois", Diego, chamado de Kraken, é capaz de segurar a respiração por tempo indeterminado. "Três", Allison, era chamada de Rumor e tem o poder de fazer se tornar verdade qualquer coisa que fale. "Quatro", Klaus, Seance, pode levitar e falar com os mortos. "Cinco" é capaz de fazer viagens para o futuro a qualquer momento. "Seis", Ben, era chamado de Horror por ter monstros de outras dimensões embaixo de sua pele. E "Sete", Vanya, não aparentava ter poder algum, exceto ser muito interessada em música.

O tempo passou, porém, e cada um dos membros seguiu seu rumo na vida. O reencontro se dá quando da morte de Hargreeves, quando também começam a acontecer diversos ataques tanto aos jovens quanto ao planeta, de forma geral. Tudo para o qual foram criados passa a fazer mais sentido a partir desses eventos.

Influências
Divulgação/Dark Horse
Super-heróis da Umbrella Academy


Foi no meio de uma turnê do My Chemical Romance que Gerard Way resolveu extravasar a criatividade de outra forma que não em suas músicas. Tendo em Grant Morrison (de "Asilo Arkham", de Batman, e "Animal Man", entre outros) seu principal ídolo nos quadrinhos, Way também se inspirou em outras de suas revistas favoritas - como "Watchmen" e "Akira" - para criar sua HQ, que, segundo Scott Alie, editor da Dark Horse, "tem um certo ar europeu".

Reconhecimento

"The Umbrella Academy" está concorrendo ao Eisner Award, um dos maiores prêmios dos quadrinhos, deste ano na categoria Melhor Minissérie. A série também figura nos trabalhos de dois artistas em outros prêmios - Melhor Capista (para James Jean) e Melhor Colorista (para Dave Stewart).

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host