#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br") Filme em 3D "Fly me to the Moon" tem moscas aventureiras no espaço - 26/08/2008 - UOL Jovem
UOL JovemUOL Jovem
UOL BUSCA

26/08/2008 - 20h33

Filme em 3D "Fly me to the Moon" tem moscas aventureiras no espaço

FABIO PANCHERI
Enviado especial a San José (EUA)*
Planetas, uma nave espacial e três moscas aventureiras agitam a trama de "Fly me to the Moon", novo filme em 3D produzido na Bélgica que está previsto para estrear no Brasil em 10 de outubro de 2008.

Divulgação
Mosquinhas se aventuram pelo espaço em nova animação em 3D
VEJA FOTOS DO FILME
VEJA O TRAILER DO FILME
A atração já chegou nos EUA (estreou neste mês nos cinemas) e teve sessão no evento Nvision 2008 (voltado às novidades no mercado de computação gráfica) na última segunda-feira, 25 de agosto, com a presença de um dos tripulantes da missão Apollo 11, Buzz Aldrin. O astronauta também tem participação especial no longa: dubla a voz do seu próprio personagem.

Entre as vozes conhecidas da animação estão as de Christopher Lloyd ("De Volta para o Futuro") Robert Patrick ("Terminator" e "Arquivo-X") e Nicollette Sheridan ("Desperate Housewives").

A trama mostra a viagem de três moscas - Nat, I.Q e Scooter - que entram escondido na nave da Apollo 11, missão que chegou de verdade à Lua em 1969. Na corrida espacial paralela, moscas russas também são rivais das americanas e tentam sabotar a missão. Mas o destemido avô de Nat dá uma ajudinha para tudo acabar bem.

Além do astronauta Buzz Aldrin, outra presença ilustre que antecedeu a exibição do longa na NVision 2008 foi a do diretor Ben Stassen, que falou dos desafios em produzir o primeiro longa em computação gráfica exclusivamente para a tecnologia 3D.

Para o cineasta, nem todo filme é candidato a ganhar uma versão 3D. E, ao contrário do que se possa imaginar, os filmes de ação são os menos favoráveis. Stassen explicou que cenas rápidas tiram o foco da perspectiva e não transmitem a idéia de volume. Um filme 3D precisa de movimentos mais suaves e, por isso, dramas e comédias são mais favoráveis.

De fato, "Fly Me to the Moon" (que aqui se chamará "Os Mosconautas no Mundo da Lua") abusa dos passeios com a câmera, seja no vôo das mosquinhas aventureiras ou nas tomadas da aproximação do foguete. A sensação de relevo é maravilhosa em praticamente todo o filme. É comum a visão se prender aos detalhes do cenário e esquecer do principal. A dica é: relaxe e assista como um tradicional filme 2D para não sair da sala com dor de cabeça ou com a vista ardendo.

Satisfeito com o resultado, Ben Stassen já trabalha em um novo projeto 3D, "Around the World in 50 Years", cuja estréia está prevista para setembro de 2009 nos Estados Unidos.

A missão do Apollo 11 entrou para a história por ser a primeira a pisar em solo lunar. Além de Andrin, participaram os astronautas Neil Armstrong e Michael Collins. Já o título do filme "Fly Me to the Moon" é inspirado na música de Ben Howard que foi regravada por Frank Sinatra em 64.

*Fabio Pancheri viajou a convite da nVidia.

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host