UOL JovemUOL Jovem
UOL BUSCA

27/01/2009 - 18h22

"Cinnamon Girl" retrata com humor dilemas de uma jovem de 15 anos

Da Redação
Imagine se seus pais fossem artistas, vivessem viajando por diversos países e você tivesse conhecido os mais incríveis cartões-postais do mundo? Parece um sonho, mas só quem está na pele é que conhece o peso de não ter um lar e se sentir uma estranha no ninho cada vez que começa numa escola nova.

É o caso de India Jane, 15 anos, personagem principal da nova série da britânica Cathy Hopkins, "Cinnamon Girl" (no livro, a expressão é um apelido carinhoso que o pai de India a chama, que significa algo como "Garota Canela", em referência ao tom de pele dela). No Brasil, ela é mais conhecida por sua saga "Galeras & Paqueras". No primeiro volume "A dois passos do paraíso", a autora apresenta a protagonista, que acaba de se mudar para Londres e deixar a melhor amiga, Erin, na Irlanda.

Mal Índia chega em Londres e já embarca em uma série de aventuras. A primeira é quando seu pai pede para que compre xampu no supermercado. No caminho, ela se encanta por um jovem, o Joe ("exatamente o meu tipo", conta ela). Distraída com esses pensamentos, India escolhe um produto especial para quem tem piolho. Por conta disso, ela passa por uma situação super constrangedora logo na primeira oportunidade que tem de falar com Joe.

:: Leia trecho do livro "Cinnamon Girl" ::

As surpresas ficam por conta da inusitada viagem que fará durante suas férias para uma ensolarada ilha na Grécia, ao lado de sua tia, dona de um spa esotérico, e sua prima mais velha Kate, uma adolescente rebelde e irreverente. Lá, Índia reencontra Joe e conhece outras pessoas, mas mesmo assim se sente só.

Mesclando uma narrativa do tipo "diário" e conversas divertidas e cheias de gírias na internet com a amiga irlandesa, "Cinnamon Girl" trata de assuntos comuns para qualquer adolescente de 15 anos, como as descobertas do primeiro amor, a sensação de estranheza em relação à sua família e ao mundo e a vontade de realizar sonhos (no caso de Índia, seu maior desenho é se tornar artista plástica). E, assim como sua protagonista, a autora também demonstra seu interesse por estética ao longo do romance, descrevendo com riqueza de detalhes os looks das personagens e a decoração de cada lugar.




CINNAMON GIRL

Autor: Cathy Hopkins
V&R Editoras
192 páginas
R$ 24

 








Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host