#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br") Patente revela projeto de videogame da Tectoy - 09/06/2008 - UOL Jogos
UOL JovemUOL Jovem
UOL BUSCA

09/06/2008 - 18h53

Patente revela projeto de videogame da Tectoy

THÉO AZEVEDO
Da Redação

Reprodução

Imagem reproduz parte da patente do projeto Jeanie

Imagem reproduz parte da patente do projeto Jeanie

Nem PlayStation 3, nem Wii ou Xbox 360. Ao que tudo indica, a Tectoy está criando um videogame próprio. Ou algo maior ainda, já que nas palavras do gerente de marketing André Faure, o Jeanie, codinome do projeto, é "uma tecnologia que pode virar vários produtos". Um pedido de patente descreve um "aparelho eletrônico de games" e um sistema de distribuição digital.

O documento, publicado em 4 de dezembro de 2007, retrata uma espécie de "set-top box", como aqueles aparelhos de TV a cabo, com a diferença que reproduz games. Obviamente o controle (com fio, a julgar pela imagem que serve como exemplo) é voltado para o entretenimento interativo, como os "joypads" dos videogames.

Em fevereiro, a Tectoy vendeu 42,5% da Tectoy of America, sediada nos Estados Unidos, para a americana Qualcomm Incorporated, em um negócio de US$ 5,4 milhões. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo publicada em março, a Qualcomm seria a principal desenvolvedora tecnológica do projeto. Segundo o jornal, o Jeanie seria a principal aposta para devolver a Tectoy ao azul.

O aparelho

Baseando-se na patente, o grande diferencial do aparelho é que o conteúdo será fornecido por download, sem uso de mídias físicas como CD ou DVD. Os consoles atuais até possuem sistemas de distribuição de games pela internet, mas o principal modelo de comercialização ainda é por mídia em disco.

O modelo que a Tectoy sugere adotar um sistema que lembra o do atual N-Gage, uma plataforma virtual para celulares da Nokia que vende jogos por download, usando a rede das operadoras de celular como veículo. Mais precisamente, se aproxima do conceito do Phantom, videogame baseado em arquitetura PC e idealizado pela companhia Infinium Labs em 2002, cujos jogos seriam entregues sob demanda, por download. Mas o console jamais foi lançado.

Ainda segundo a patente, o Jeanie pode usar redes sem fio de operadoras de celulares, rádios, provedores de internet e emissoras de TV. Com fio, pode-se usar a linha telefônica, além de cabos coaxiais ou de fibra ótica. O aparelho também prevê usar o PC para baixar os games e depois transferir o conteúdo através de cabos ou cartões de memória.

Através do console, jogador acessa uma loja virtual, realizando as compras com cartão de crédito. O sistema prevê outras formas de pagamento, como débito na conta de celular (ou no caso dos pré-pagos, com cartões de recarga) ou usando boletos bancários. Há um sistema de proteção de conteúdo, que não permitirá a cópia de dados.

O Jeanie, afirma o jornal, seria fabricado nas instalações da Tectoy, em Manaus, que foram expandidas para obter um aumento de 287% na produção, passando de quatro para dez linhas de montagem.

Desconversa

Procurado pelo UOL, Faure confirmou o projeto, mas desconversou: "Vale lembrar que nem sempre uma patente escrita significa a sua completa execução. Às vezes as empresas se utilizam de parte de uma patente, ou simplesmente submetem patentes para proteger idéias que nunca serão executadas. Por isso, não posso comentar este documento, pois a sua utilização, parcial ou completa, não é confirmável".

De acordo com o executivo, a Tectoy está preparando uma série de anúncios para o 2º semestre e Jeanie "está no horizonte de 2008". Por enquanto, ele prefere manter (e até aumentar) o suspense, dizendo que o projeto é ainda maior que a patente.

Colaborou Akira Suzuki

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host