"Speed Racer" estréia nesta sexta (9) nos cinemas, mas as homenagens ao anime clássico de 1967 criado por Tatsuo Yoshida ainda terão mais um desdobramento na TV norte-americana. A Nickelodeon dos EUA transmitiu na sexta passada o primeiro episódio da animação "Speed Racer: The Next Generation".
Na trama, uma produção da Lionsgate, o protagonista é um garoto de 16 anos, Speed, que cresceu em um orfanato. Ele não sabe a princípio, mas é o filho mais novo do legendário piloto Speed Racer, que há anos está desaparecido. De seus pais biológicos, que ele não conhece, ficaram apenas uma chave e uma bandana, que ele guarda com todo o carinho.
Como a corrida está no sangue da família, Speed acaba indo fazer parte de uma escola de pilotagem de corridas comandada, veja só, por Gorducho, o irmão caçula do personagem principal do desenho da década de 60. Na verdade, Gorducho é o único personagem do anime que aparece nessa nova produção.
A escola é onde o garoto conhece X, outro filho de Speed. Assim como o Corredor X dos desenhos antigos, o irmão mais velho do protagonista é uma boa pessoa, mas alguns acreditam que não é muito correto nas pistas. Também é lá que o jovem Speed faz amigos como Conor, um gênio da mecânica que admira muito a família Racer, seu robô-macaco, Zequinha, e a estudiosa Lucy.
Muitos inimigos cruzarão o caminho do garoto, que tentará com seus novos amigos descobrir porque seu pai desapareceu e qual motivo o levou a abandoná-lo. Além disso, caberá a eles tentar construir o Mach 6, um carro com o mesmo potencial de seu antecessor, mas feito para a nova geração (o que inclui até mesmo uma pitada de consciência ecológica).
MemorabíliaO lançamento do filme de Speed também movimentou a indústria de licenciamento. De cadernos a roupas de cama, passando, é claro, por muitos brinquedos, as lojas serão invadidas por produtos com o personagem.
DVDs com episódios do anime, acessórios, como o volante do Mach 5 e o capacete do personagem, carrinhos de controle remoto e até uma versão de Trixie da boneca Barbie prometem engordar os cofrinhos dos envolvidos com o relançamento do personagem de Yoshida.
Acelerando nos quadrinhosO escritor Arie Kaplan (da "Mad") e o desenhista Robby Musso ("Transformers") assinam a nova empreitada de Speed nos quadrinhos. A IDW pretende não apenas republicar material antigo do personagem com acabamento encadernado. As histórias novas, porém, devem ser baseadas apenas na animação "The Next Generation".